sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Tempos modernos



Relendo a minha postagem sobre "Em busca do ouro", notei que eu devia comentar também que o primeiro filme que vi no cinema, com meu pai, aos cinco anos, foi "Tempos Modernos", e que Chaplin nitidamente influenciou demais Mazzaropi e Renato Aragão...

Aí eu me lembrei, graças em parte à minha mãe, de que eu tinha que escrever sobre um filme muito bonitinho que vi recentemente, na TV paga, em companhia de meu filho (de três anos de idade, e que adorou o filme, pois falou dele depois espontaneamente): chama-se "Tapete vermelho", foi feito em 2005, e tem como protagonista principal um caipira interpretado por Mateus Nachtergaele.

A história é simples: o caipira decide, no aniversário do filho, levar o menino à cidade grande para ver um filme de Mazzaropi, tal qual o pai dele tinha feito com ele, anos antes. Bem, mas qual é a cidade do interior que tem cinemas, e onde se vêem filmes de Mazzaropi, hoje?

Ver um filme, hoje, não é uma atividade social importante como foi no passado, quando as pessoas - especialmente famílias - iam em grupo ao cinema. Os filmes, hoje, são vistos em casa: é para isso que existem TVs por assinatura, DVDs e computadores com banda larga. No entanto, como foi comigo, levado por meu pai, ir ao cinema era algo diferente, uma espécie de aventura que não se esquecia facilmente: eu me lembro da ida ao centro da cidade, da sala cheia de gente, maior do que eu, e das cenas do personagem Carlitos "perdido" numa fábrica...

Hoje, ir ao cinema é algo diferente, os filmes são diferentes: Carlitos ou Mazzaropi não tem espaço no circuito comercial. Minha mãe viu "Tapete vermelho", com alunos dela, no SESC, e acho que boa parte desses alunos, de periferia, provavelmente não tem o hábito
de ir ao cinema: na periferia as pessoas compram filmes - DVDs - em camelôs, na feira, por muito menos da metade do preço da entrada do cinema.

Bem, dei de presente de Natal ao meu pai um DVD (original, não pirateado): "O dólar furado", com Giulliano Gemma. Minha mãe disse que foi o primeiro filme que ela viu no cinema, quando chegou como migrante aqui em São Paulo. Acho que para meu pai, na época "caipira" vindo do interior do Brasil, ir ao cinema era ir a outro mundo - e ele queria compartilhar isso com sua família, mesmo morando na periferia.

(imagem: tempos modernos)

Nenhum comentário: