domingo, 30 de agosto de 2009

O 18 Brumário de Luis Bonaparte


Há num texto do filósofo Karl Marx a frase “todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes.” Não sei bem o que isso significa: eu nunca li Marx tão a fundo.

Mas tenho minhas memórias e é delas que eu tiro algo particular: em 1989 eu morava numa república de estudantes em Araraquara, interior de São Paulo. Éramos seis, e só um de nós não estudava farmácia (fazia economia), e só um não era do interior de São Paulo (eu). Pois bem, era ano de eleições e, aparentemente, cada um ia votar num candidato diferente: meu colega da economia gostava do candidato dos comunistas, outro gostava de um velhinho que se lançara candidato, havia um outro que ia votar num ex-prefeito biônico de São Paulo, que mais tarde se tornaria senador e governador (ou ele já era senador? sei lá! olha na wikipedia, que eu estou com preguiça..), e assim por diante.

Eu me lembro que, num dia daqueles, eu vi claramente que todos os candidatos tinham seus méritos, menos um, que para mim tinha cheiro de golpe. Me lembro de ter falado aos meus colegas: votem em quem vocês quiserem, mas não votem nesse sujeito - ele é uma fraude. Adivinha quem ganhou a eleição? Ah, é, não precisa adivinhar, está tudo nos livros de história. Houve um impeachment uns poucos anos depois, quando eu já estudava física...

Enfim, de novo sinto aquele cheiro de vinte anos atrás. Não é o mesmo, mas é parecido. Parece, na verdade, um cheiro de uns poucos anos atrás - ou, muito, mas muito de leve, com um cheiro que não morre, um de muitos anos atrás, de mais de setenta anos de idade. Como eu sinto esse cheiro, acho que não me custa avisar, mesmo que eu esteja errado, mesmo que ninguém ouça.

E se a história se repetir? Bem, eu não controlo as forças históricas: sou só um Zezinho de uma esquina de periferia, que gosta de pensar que pensa de forma independente. Mas tudo isso pode ser mera ficção ou, mais provavelmente, um enorme auto-engano.

(imagem: uma personagem grega)

Nenhum comentário: