domingo, 21 de setembro de 2008

Na Sombra da Lua

Me lembrei há pouco da sensação que tive quando, ainda criança, assisti um filme de Chaplin, "Luzes da Cidade", em que o personagem Carlitos arruma dinheiro para a operação de uma moça cega. Depois da operação, já com a visão recuperada, ela não reconhece Carlitos, que fica sozinho. Bem, a sensação foi de uma tristeza imensa, misturada com algo mais que não era tristeza mesmo, era deslumbramento ou algo parecido...

E o que me fez lembrar dessa sensação foi um filme que acabei de ver (há menos de dez minutos): "Na Sombra da Lua", um documentário, que até onde consegui investigar não parece ter passado em circuito comercial no Brasil.

Fantástico é o mínimo que eu posso dizer sobre isso, o filme e sua invisibilidade no Brasil. Há dezenas de discussões na internet sobre o quão bom foi Batman, textos nos jornais sobre se "Linha de Passe" é representativo e sei lá mais o quê, e um filme como esse "Na Sombra da Lua", que devia ser obrigatório ao menos nas escolas, passa quase em silêncio, sem ser notado. Triste país de cegos e pobres.

Nenhum comentário: