sábado, 29 de agosto de 2009

A dialética da natureza

 


Li numa postagem recente uma notícia em que aparecia o seguinte trecho:
"The most public critique came from Sam Harris, a prominent voice in the neo-atheist vanguard of best-selling authors and polemicists, said that "few things make thinking like a scientist more difficult than religion." (A crítica mais pública veio de Sam Harris, uma voz proeminente na vanguarda neo-ateísta de autores de best sellers e polemistas, cujo artigo opinativo de 26 de julho no The New York Times dizia que "poucas coisas fazem pensar como um cientista mais difícil do que a religião")"
Não sei não, mas não acho que essa opinião esteja correta: Newton certamente era religioso (gastou boa parte da vida tentando decifrar a Bíblia) e Einstein também (embora deva ser lembrado que ainda que religioso, Einstein não era um religioso comum).

A religião é incompatível com a ciência? Eu acredito que não. Mas há muita gente - do lado religioso e do lado científico - que quer que elas sejam antagônicas. Eu, certamente, não sou uma dessas pessoas: eu acredito e, ao mesmo tempo, reflito sobre minhas crenças. Meu espírito é o da conciliação.

(imagem: busto de Parmênides, um filósofo grego que escreveu sobre opostos)

4 comentários:

Rafaela L. Falaschi disse...

Sobre dialética seria mais apropriada uma imagem de Heráclito, uma vez que ele foi (muito provavelmente) o primeiro filósofo à tratar do hoje chamamos por Dialética. Parmênides ateve-se mais à metafísica, e por isso mesmo foi muito mais aclamado que Heráclito.

Dedalus disse...

Cara Rafaela,

Até entendo que outros filósofos pudessem ser mais adequados (Hegel, talvez); afinal, não sou mesmo entendido em filosofia. No entanto, embora esta postagem tenha como título o nome de um trabalho de Engels, o tema central dela é a existência (ou não) de opostos: e isso acho que é assunto para Parmênides mais do que para Heráclito (mas posso estar enganado: se esse for o caso corrija-me, por favor)...

Um abraço!

Osame Kinouchi disse...

Poxa, eu achei que era um post sobre o Engels!

http://arxiv.org/abs/physics/0110041v1

Dedalus disse...

Caro Osame,

Eu só peguei, de forma sutil e indireta, a "dica" do título... De qualquer forma, obrigado por me indicar o seu trabalho no arxiv. Vou lê-lo com interesse.

Um abraço!