sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Guia do novo ENEM



A prova do ENEM vazou. E, por conta disso, milhões de candidatos foram prejudicados. A quem interessa isso? Quem foi beneficiado?

Se tivesse sido para passar informações privilegiadas a alguns candidatos, o vazamento teria sido sigiloso, e não teria sido anunciado a jornalistas. Logo, eu entendo que o que houve foi sabotagem, pura e simplesmente. Sabotagem para enterrar o projeto do "novo ENEM", ou para demonstrar que o atual governo é incompetente, não interessa: minha leitura é que foi sabotagem.

Pouca gente tem falado que o ENEM estava sendo usado, nos últimos anos, para a seleção dos candidatos às bolsas do programa ProUni. Nesse tempo nunca houve vazamentos. Bastou ampliar o alcance para incluir cursos tradicionais, de universidades federais, antes redutos da classe média, para que houvesse problemas.   Me lembra a discussão das cotas: por trás há polticagem e preconceitos, do pior tipo.

Enfim, pobre país em que acontecem coisas desse tipo. A oposição atual daqui não joga limpo.

(imagem: página com um ensaio do SAT, teste aplicado nos estudantes estadunidenses)

8 comentários:

Fernanda Poletto disse...

Oi,

Concordo com você, é excessivamente estúpido/estranho tentar vender a prova a jornalistas. Há mais coisas entre o céu e a terra...

KNX disse...

Prezado Dedalus & Fernanda:

"O problema com o mundo é que os estúpidos são excessivamente confiantes, e os inteligentes são cheios de dúvidas" (Bertrand Russell).

Às vezes eu desanimo...
KNX

Dedalus disse...

Caros Fernanda e KNX,

E, no fim, quem vai pagar o pato?

Um abraço!

Anônimo disse...

Já tentou psiquiatra?

MAM

Dedalus disse...

Caro MAM,

Já, mas nenhum resolveu meu problema. Pode me indicar algum?

Um abraço!

He will be Bach disse...

Nossa... Eu tinha até esquecido que os trolls pulam de um blog para outro!

Agora, sabe, eu até acho possível que a teoria não conspiracionista é plausível, e que o sujeito tenha sido suficientemente mané para tentar vender a prova a jornalistas e tenha realmente pensado que ia dar certo. Afinal, ele está alegando que "achou que estava prestando um serviço expondo a coisa toda para um jornal". Ora, se ele acha que a gente é suficientemente trouxa a ponto de acreditar nisso, deve ter achado que ia se dar bem.

Bom, sei lá.

Dedalus disse...

Caro HwbB,

Trolls, como demoninhos que são, buscam apenas atormentar: se acham algum lugar onde parece que seu serviço vai ser mais eficaz, não perdem tempo.

Quanto à frase que você citou - "achou que estava prestando um serviço expondo a coisa toda para um jornal" - o sujeito que a emitiu ou estava falando a verdade ou estava mentindo. Se falando a verdade, ele queria prestar que serviço a quem? Mostrar que o ENEM tinha potenciais falhas de organização? Isso, para mim, tecnicamente se enquadra na categoria de sabotagem, não de serviço público. Agora, pode ser que a frase seja apenas um jeito do sujeito tentar se justificar depois de ter feito uma burrada enorme, e isso só atestaria o amadorismo da coisa.

De qualquer modo, eu também "acho possível que a teoria não conspiracionista é plausível", mas imagino como plausível também o seguinte: eu não gosto de fulano, e sei que essa pessoa precisa contratar alguém para fazer algum serviço (um pedreiro, por exemplo); eu, se for esperto o bastante ou se tiver influência o bastante, posso tentar dar um jeito do contratado ser alguém que eu sei que vai fazer tudo errado, seja por incompetência mesmo ou por pura má-fe... Se meu plano der certo, quem vai entrar pelo cano é o fulano, no final das contas.

Enfim, eu acho interessante que a imprensa - e a polícia federal - tenham corrido para dizer que o caso do ENEM não teve motivação política. E acho interessante também a seguinte notícia, veiculada pela Folha (http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u637812.shtml): "Segundo o ministro --que participa de audiência na Câmara--, o acordo inicial previa a impressão da prova em São Paulo e seu manuseio no Rio de Janeiro. Haddad afirmou, no entanto, que a abertura de uma sala contígua à gráfica, sem respeitar as exigências de segurança necessárias, permitiu a fraude."

Um abraço!

He will be Bach disse...

"Enfim, eu acho interessante que a imprensa - e a polícia federal - tenham corrido para dizer que o caso do ENEM não teve motivação política."

Nossa, essa eu deixei passar...

Bom, realmente, isso tem muita cara de carapuça que serviu. De qualquer modo, estraaaaaanho!

Hug!