terça-feira, 15 de junho de 2010

Perception

Recebi ontem uma mensagem me avisando de que haverá um seminário na universidade intitulado "The effects of sex hormones on cognition". Fiquei impressionado: há diferenças de gênero na percepção do universo?

Sendo homem, eu confesso: eu sempre tive curiosidade em saber como seria ser uma mulher (sem piadinhas, por favor). Há algo de intrinsecamente diferente entre as almas feminina e masculina, ou é só uma questão de focos distintos, desentendimentos, erros de interpretação e uso de linguagens diferentes?

Tenho inveja de Tirésias - personagem masculino da mitologia grega que foi mulher por um tempo - e de Orlando - personagem de Virginia Woolf  que um dia acorda mulher... Se der, volto noutra vida mudado, só para saber como é.

Mas não é só isso: ultimamente, por conta de discussões linguísticas (tenho tido contato com um pouquinho, muito pouquinho mesmo, de alemão), eu fiquei pensando se faz sentido dividir o mundo em entidades masculinas e femininas. Sabe como é: os alemães falam "Der Mond" que, traduzido ao pé da letra, seria  "O Lua", enquanto os franceses falam "la mer", que seria "a mar". O que faz o mar e a lua serem masculinos ou femininos?

Minha dúvida atual é até pior que essa: há ciências, disciplinas e teorias masculinas e femininas? A física, por exemplo, parece ser uma disciplina masculina por excelência, mas relatividade geral e mecânica quântica eu apostaria que são de gêneros opostos... Já discuti o assunto com alguns colegas e não consigo chegar a um acordo. Com tempo, se der, vou anotar os argumentos neste blog.

Por ora, deixo como "frase de encerramento" um vídeo que mostra uma ilusão cognitiva: o cérebro humano, complexo como ele só, é muito facilmente enganado...

Um comentário:

Alessandro Moisés disse...

"mas relatividade geral e mecânica quântica eu apostaria que são de gêneros opostos..."

Nunca parei pra pensar nisso, mas parece que você tem razão, hahaha!

O problema é que não se misturam ou, pelo menos, não compreendemos como podem se misturar.

De repente são de gêneros opostos mas que têm, cada uma, atração por similares (homo). Sem qualquer discriminação, vai saber!

Um abraço