domingo, 9 de março de 2008

O universo sem mistério


Há coisas que não se explicam, apenas se contam.

Eu, na última noite de quinta-feira, antes de dormir, dei uma passada aleatória nos canais da TV acabo - são uns 50. Por curiosidade apenas parei num canal onde estava terminando um filme que eu nunca havia assistido, atraído pelo ar de discussão séria de um julgamento. Após uns dez ou quinze minutos, me cansei e pensei em ir dormir. Antes, porém, quis saber que horas eram e apertei um botão do controle remoto que faz mostrar as horas na tela da TV.

Nesse meio tempo, sem que eu me desse conta de imediato, a cena do filme mudou, passando da sala do tribunal para a casa da advogada do filme, que arruma suas coisas e vai dormir. Ela se deita e antes de apagar a luz pega o relógio, digital, para ver que horas são. No mesmo instante eu aperto o botão do meu controle remoto e na tela aparece a hora, 11:14, em absoluta sincronia com a cena do filme, onde a hora vista pela personagem é 11:14.

Qual a chance disso acontecer? A conta é fácil de fazer, e de forma simples se chega ao resultado de uma chance em 518.400. Moral? Nenhuma, talvez apenas a de que o mundo é cheio de coincidências, não é? Ou não? O universo não tem mistérios. Ou tem?

Sei lá! O que eu sei é que por vezes eu acho que já vi um anjo e, no entanto, não posso dizer que isso é verdade, pois eu sei que anjos não existem...

(Ah, e antes que eu me esqueça, o filme é "O exorcismo de Emily Rose".)

(imagem: um relógio)

2 comentários:

hermenauta disse...

Sorte sua não serem 3:00hs...mas se você realmente desligou a TV não vai entender a piada! :)

Dedalus disse...

Caro hermenauta,

Minha cultura televisiva não é muito grande e, assim, realmente não entendi a piada. Mas vou fazer minhas pesquisas...