segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Uma breve história do tempo

Num livro de biologia, encontrei uma frase que dizia que a água é um poderoso solvente, e que "é difícil imaginar a vida tendo alguma outra base que não a água".

Curioso... Para mim, o tempo é a base de toda a vida, e é certamente um solvente mais poderoso que a água: dissolve tudo e todos - até mesmo as pirâmides do Egito, sob a ação do tempo, se juntarão às areias que as circundam de maneira que nunca mais poderão ser encontradas. E eu, ou você que lê essas linhas, e todos que vivem hoje, em breve não seremos nada mais que gotas de volta ao oceano de pó de onde saímos, dissolvidos pela simples passagem do tempo.

O tempo é mais que um rio a fluir continuamente: é um oceano.

(imagem: uma praia qualquer, na Wikipedia)

3 comentários:

KNX disse...

Caríssimo,

eu acho que tenho uma gaveta cheia de idéias malucas e uma delas envolve o tempo. Não acho muito arquitetônico a veneração às torres de relógios (excetuando o Big Ben) por me cheirarem industrialização da experiência temporal. Além disso, acho pouco original, já que a mãe USP já o usa como símbolo.

Logo que vi a maquete do bloco B, há quase um ano, sugeri ao chefe que talvez pudéssemos exibir um pêndulo de Foucault dentro do prédio: isolamento de correntes de ar, temperatura estável, boa altura. Seria ter em nosso "coração" uma prova física de nossa situação no espaço. Além disso, funciona como um relógio, pois a "deflexão" no angulo serve como mostrador das horas. Isso si é bonito. Sou controlado pelo tempo do cosmos, mas não fique me avisando que estou chegando atrasado na escola.

Não seria legal?

Dedalus disse...

Caro knx,

Acho maravilhosa sua idéia, mas duvido que os engenheiros vejam a coisa do mesmo jeito. Uma torre com um relógio é algo muito mais claro, como símbolo inequívoco dos "tempos modernos" (na visão de Chaplin).

KNX disse...

Engenheiros são um proletariado de luxo. Nós somos aristocratas, ainda que ninguém perceba isso.

Bom feriado.