domingo, 6 de setembro de 2009

1984


Os jornais, os jornais: não gosto deles, mas os leio todos os dias. Para mim a imprensa brasileira é elitista, parcial, conservadora, direcionada, manipuladora, provinciana, e eu acho que poderia adicionar uns outros tantos adjetivos nada elogiosos. E quando eu comento isso com algumas pessoas, elas me perguntam: "qual a fonte de informação que é confiável? Onde buscar a descrição dos fatos de forma mais próxima do que na realidade aconteceu?" Eu, sinceramente, não tenho essa resposta. Só o que eu sei é que é preciso ler os jornais de forma crítica, com uma lente, lendo o que não foi escrito neles. Repetindo o que eu escrevi num outro blog:
"Eu leio a Folha (sou assinante há N anos, até me mandaram um cartão por isso) e o Estadão (raramente vejo a Globo) com um filtro na frente; na enorme maioria das vezes o que eles dizem é verdadeiro, mas há motivos por trás disso. Não sei se vocês lembram de um comercial que a Folha (é, a Folha...) fez, onde depois de falar várias coisas boas e verdadeiras de um sujeito ela mostrava quem era o sujeito."
Enfim, eis o comercial da Folha:



A história é sempre escrita pelos vencedores, mas para vencer, muitas vezes, é importante escrever a história antes...

(imagem: Senate House, em Londres, que, segundo a wikipedia, teria servido de inspiração para o Ministério da Verdade que aparece no livro 1984, de George Orwell)

3 comentários:

Rafael Reinehr disse...

Vivo indicando a leitura de 1984, por ser um livro, apesar de angustiante, de fácil leitura e entendimento por parte das pessoas não muito afeitas à política. O fiz inclusive nesta semana que passou, para uma paciente minha.

Sobre as fontes de informação, achei interessante o slogan "O jornal que mais se compra, mas aquele que nunca se vende"... Isso faz parte das mentiras que se diz falando a verdade, das quais eles falavam na própria propaganda? Fiquei confuso... Me ajuda?

Dedalus disse...

Caro Rafael,

Não, a parte importante vem antes do slogan: "é preciso tomar muito cuidado com a informaçao e o jornal que você recebe". Ou seja, a própria Folha avisa...

Um abraço!

Rafael Reinehr disse...

Hehehe. Boa!