quinta-feira, 3 de setembro de 2009

As origens do totalitarismo


Eu sonho. Na noite da terça para a quarta acordei com a clara recordação de meu sonho: eu sonhei que vivia num mundo em que Hitler vivia, um mundo controlado por nazistas e em que todos eram evangélicos... Em meu sonho uma mulher era fuzilada na minha frente por ter ido a um lugar "proibido" e visto o que não devia ser visto.

O que esse sonho quis me dizer? Simples: eu tenho medos. Ditaduras me assustam. Controle e manipulação das informações também me assustam. A imposição da verdade me assusta. O pensamento fundamentalista me assusta. A paixão cega me assusta.

E o que mais me assusta é ver que essas coisas existem de verdade, no mundo real. Ontem, quarta, vi no canal da National Geographic um documentário sobre os 70 anos da Segunda Guerra Mundial, que me assustou demais por seu realismo e suas ligações com a "modernidade". Só para constar: estava lá um dos pais do capitalismo moderno, Henry Ford, com seu apoio ao nazismo.

Enfim, eu sei que Goebbels não está mais na Terra, mas não tenho certeza quanto ao destino do seu espírito.

(imagem: você podia ter um desses de qualquer cor, desde que fosse preto...)

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Dedalus,

Nazistas evangélicos!!! Pelo amor de Deus!!! Parei.

Eu sonho com tsunamis. Estou sempre em São Vicente, na boa, mas a água recua, e depois... Corro pra lá, pra cá, mas não adianta. Acordo. Agora, esses seus pesadelos são bem piores. nazistas evangélicos, não!

O Wlliam James era legal. Pena que pouca gente conhece. Alias, era irmão mais velho do Henry James, o ficcionista. Familia boa.

Abs, KNX.

Dedalus disse...

Caro KNX,

Não, eu não sonho com nazistas evangélicos, simplesmente: eu sonho com nazistas evangélicos capitalistas e consumistas, ou seja, a coisa vai um pouco mais além...

Quanto aos James, há uma "composição" em inglês que se aplica a eles: "it runs on the family".

Um abraço!

Rafael Reinehr disse...

Por falar em Hitler, publiquei hoje à noite uma carta que recebi por e-mail, comparando os índices de aprovação do nosso presidente (84%) com a máxima aprovação popular que Hitler teve durante seu "governo" (82%). Claro, a carta vai além...

Sobre sonhos: eu não sonho. Não sei explicar, conheço várias teorias, mas eu não sonho/lembro dos sonhos... Mas isso tampouco me incomoda.

Dedalus disse...

Caro Rafael,

Em geral, não discuto política neste blog. Apenas como resposta ao seu comentário vou fazer uma pequena exceção. Para mim (opinião pessoal, portanto) a carta que você publicou é um amontoado de preconceitos, e nada além. Xingamentos e racismo e distorções da realidade, falácias, preconceito de classe, dor de cotovelo, tudo misturado e remisturado. Eu poderia tentar rebater os argumentos todos dela, um a um, mas não vou trabalhar de advogado de defesa de ninguém. Só vou destacar um ponto do seu parágrafo introdutório: "Gilberto Geraldo Garbi foi um dos alunos classificados a seu tempo como UM DOS MELHORES ALUNOS DE MATEMÁTICA" - e daí? Ele sabe ou soube matemática, e isso quer dizer que ele sabe ou soube matemática: só. Heisenberg e Heidegger, dois gênios - muito mais geniais que qualquer brasileiro que já existiu - apoiaram o nazismo, e nem um pouquinho da genialidade deles os fez ver o que eles estavam apoiando. Para mim (opinião pessoal, de novo) o fato de alguém ter sido presidente da Telebrás depõe contra essa pessoa: eu prefiro ouvir a voz do povo, que eu sempre tento escutar. Quanto ao nazismo ter tido o apoio da população, eu explico facilmente: manipulação da informação - os nazistas tinham uma máquina de propaganda formidável e controlavam completamente os meios de comunicação. Analisando a situação do Brasil de hoje, pode-se ver que Lula tem aprovação de sei-lá-quantos por cento mesmo com a imprensa e os meios de comunicação contra ele: ou seja, a situação é muito diferente. Se há alguma analogia histórica que seja válida é, talvez, com Getúlio Vargas e a UDN: os empresários e proprietários( especialmente os paulistas) eram contra Getúlio por ele não ser um deles...

Um abraço!