quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Visão do paraíso


Em tempos de Olimpíada, acho curioso que os brasileiros se decepcionem com o desempenho dos seus conterrâneos: parece que nunca pararam para pensar que o Brasil é um país de periferia, com uma população majoritariamente pobre e uma elite muito, muito ruim, em todos os sentidos.

Para mim, a síntese desse país é o Rio: paisagem maravilhosa, Zona Sul e favelas, lado a lado, com a bandidagem abastecendo - e abastecida pelos - 'burgueses'. Numa palavra, mutualismo, ou "relação de interdependência entre espécies". São Paulo é igual, igual, só que com uma geografia diferente.

E, no entanto, acho que se fizerem uma pesquisa, hoje, haverá muita gente - a maioria - dizendo que o Brasil é um paraíso, "abençoado por Deus e bonito por natureza". Assim seja.

(imagem: O jardim do Éden, pintura de Thomas Cole, século XIX)

9 comentários:

Distanto disse...

concordo com vc...

Dedalus disse...

Cara maria,

Obrigado pelo comentário.

Um abraço!

Rafael Reinehr disse...

E ainda querem que "morramos pela pátria". Quem em são consciência consegue, no mundo de hoje, aceitar pacificamente a idéia de um "serviço militar obrigatório"?

As medalhas de ouro até agora vieram de um jovem que treina nos Estados Unidos, de uma mulher que superou uma suspensão por uso de anabolizantes e deu a volta por cima e de um pequeno país isolado, que é o vôlei brasileiro. Realmente, orgulho teria eu se as crianças em nossas escolas públicas tivessem realmente uma atenção e estímulo especial para o esporte, não somente como forma de buscar "medalhas" em uma Olimpíada mas também para proteção e manutenção de sua própria saúde, em um mundo onde cada vez mais não se tem tempo pra nada, nem para sentir o gosto da comida.

Jojó disse...

Olá!

Retribuindo a visita, quero te parabenizar pelos pensamentos. Tenho que concordar sobre a questãos do desempenho de nossos atletas nessa Olímpiada! :)

Ah...quanto à minha psicose com os números eeehhehe....hoje pelo menos acordei 10 hs, já que fui dormir 7 da manhã! :)

Beijoss

Anônimo disse...

Stephen. Gostaria de travar contato com você e verificar se tens interesse em participar do Coletivo de Blogs d'O Pensador Selvagem. Acho que terias muito a acrescentar à turma estabelecida. Aguardo seu contato.

Dedalus disse...

Caro Rafael,

Só posso agradecer pelo seu comentário pertinente e especialmente pelo convite - só que participar de algo Coletivo é um compromisso bastante sério, sobre o qual preciso pensar uns dez segundos (e nos dias de hoje, "cada vez mais não se tem tempo pra nada, nem para sentir o gosto da comida"). Em breve, lhe contatarei...

Cara jô,

Não precisava retribuir a visita, não, mas já que veio, obrigado pelo comentário (e especialmente pelo "Beijoss"!).

Um abraço a ambos!

Miki disse...

Oi, estou fazendo uma pesquisa e acabei caindo aqui..
Bom..preciso ter mais informações de Dedalus, nao essa pessoa que le o meu comentario, mas do Dedalus da mitologia grega. Sei que ele fez as asas de Icaro, e o labirinto de minotauro, mas o que mais ele inventou?

Dedalus disse...

Caro(a) miki,

Sei quase tanto quanto você sobre Dedalus, mas acho que você pode encontrar algo mais em inglês, ou em português se você procurar por "Dédalo" no Google.

Um abraço!

PS: o nome que eu uso para assinar este blog não está ligado diretamente ao personagem da mitologia grega, mas sim a um personagem da literatura inglesa.

Miki disse...

obrigada pelas informaçoes :D