segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Admirável mundo novo


O parágrafo seguinte é tirado de um livro de Bertrand Russel, "Ensaios Céticos":

"Os profissionais liberais têm uma visão bem diferente. Sua renda é resultado de terem recebido uma educação melhor do que a média e, assim, desejavam proporcionar essa vantagem a seus filhos. Para atingir esse objetivo estão dispostos a fazer grandes sacrifícios. No entanto, em nossa sociedade competitiva atual o que será ambicionado por um pai comum não é uma boa educação, mas sim uma educação que seja melhor do que a de outras pessoas. Isso seria exeqüível rebaixando o nível geral e, portanto, não podemos esperar que um profissional liberal demonstre entusiasmo em relação a oportunidades de uma educação mais elevada para os filhos dos assalariados."

Rebaixamento do nível geral do ensino? Em que lugar isso acontece ou aconteceu? Será que existem ou existiram forças políticas representando os interesses descritos por Bertrand Russel?

É: a luta de classes acabou, e o capitalismo provou ser a única solução ("resistance is futile: you will be assimilated"). E uma educação de qualidade para todos é uma bandeira pregada por todos...

(imagem: um encontro entre Ebenezer Scrooge e os "personagens" ignorância e miséria, que acontece no livro "Um conto de Natal", de Charles Dickens)

Nenhum comentário: