domingo, 17 de maio de 2009

Ode ao burguês


Eis um bom motivo para eu não ser parte da burguesia: a burguesia não gosta de ciência. Pelo menos é o que parece achar um amigo meu, cientista e blogueiro como eu:

"Esta análise se confirma quando verificamos que a comunidade científica fez uma aliança com os pilares da modernidade, a burguesia ascendente, nos países capitalistas, e a burocracia estatal no socialismo real (agora ex-real). Demograficamente, vemos que a maior parte dos cientistas é recrutada entre estudantes filhos de trabalhadores: a aristocracia e a burguesia mesmo prefere atividades mais nobres para seus filhos, como a política, o investimento capitalista, a advocacia, a medicina etc."

Recomendo muito a leitura integral da postagem dele intitulada "Por que a ênfase em C&T é prejudicial à Ciência?".

(imagem: a sociedade de sonho da burguesia?)

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que o post ia muito bem no Boletim da SBF.

KNX

Ruth Mendes disse...

Dedalus,

tenho as minhas dúvidas se a elite científica (ganhadores de prêmio Nobel e aqueles que publicam suas pesquisas em revistas científicas internacionais)têm como origem social a classe trabalhadora.Isso mereceria uuma pesquisa mais cuidadosa.
Um abraço.
Ruth

Dedalus disse...

Cara Ruth,

A elite, elite mesmo, que ganhou Nobel, não sei. Sei de alguns caras famosos, como por exemplo Stephen Hawking, ou Carl Sagan, que eram da classe trabalhadora. Se eles servem de amostra, é outra história. Quanto a publicar "pesquisas em revistas científicas internacionais", eu faço isso normalmente (cerca de um artigo por ano, mais ou menos) e sou oriundo da classe trabalhadora, assim como a imensa maioria dos meus colegas de profissão (físicos). Se isso serve de amostra, também não sei dizer. Só sei que a filha do governador anterior de São Paulo trabalhava na Daslu, ou seja, fazia parte de uma elite trabalhando para a elite, assim como preferem fazer os advogados, políticos, investidores capitalistas, médicos: o retorno é melhor.

Ruth Mendes disse...

Caro Dedalus,

uma lacuna na comunicação pode levar a algum mal-entendido. Não expliquei a razão do meu questionamento. A justificativa, é simplesmente, o meu interesse pelo conhecimento. Acho que estou no último estágio do amor em Platão: o amor pela sabedoria.
Saiba que eu não sou proprietária de meios de produção. Sou trabalhadora também, como você, e tenho orgulho disso. E sou eleitora de um partido que representa os interesses de trabalhadores.Enfim tenho consciência de classe.

Um abraço.
P.s - parabéns pelas publicações internacionais.

Ruth