quinta-feira, 22 de maio de 2008

Mecânica Clássica


Na próxima segunda-feira começo a lecionar duas disciplinas distintas: Introdução à Ecologia e... Mecânica Clássica. Acho que eu sou o único lugar, fora uma biblioteca, onde essas duas coisas se encontram.

Os alunos daqui, livres para escolher, não querem saber de Mecânica Clássica - muita matemática, eu acho, e pouca aplicação imediata. Assim, terei uma sala com três alunos. Pena: eles não sabem que perdem o contato com o gênio de Newton, e sua explicação brilhante do trabalho de Kepler, da existência das marés e de tantas outras simetrias que formam a harmonia do universo.

Não, não é à toa que o Brasil vai mal na área de ciências e no ensino de forma geral, e não é de hoje: os poucos que estudam querem ser ou advogados ou engenheiros, ou administradores, juntando as duas coisas... Eu, por minha vez, sempre preferi a beleza.

(imagem: Newton retratado como um gêometra divino por William Blake)

3 comentários:

GusF disse...

Olá. Seu blog foi (finalmente) adicionado ao LDC. Desculpas pela demora. []'s!

:-P disse...

Olha, eu adoro mecânica clássica...E até daria pra você fazer um curso misto com ecologia...:-)

Abraços

Dedalus disse...

Cara malena,

Você, adorando mecânica clássica ou não, é uma raridade nesse mundo de hoje: não é a toa que Berukhas&Tsures aparece na minha lista de indicações. Quanto ao curso misto, não sei não - boa parte dos alunos não consegue acompanhar muito bem uma coisa sozinha, quanto mais as duas...

Abraços em dobro!