sábado, 6 de dezembro de 2008

Era uma vez no Oeste


Fiquei sozinho em casa no sábado à tarde, e decidi ficar deitado no sofá. Liguei a TV e encontrei por acaso "Era uma vez no Oeste", de Sergio Leone. Eu já tinha assistido o filme antes, numa madrugada qualquer, mas revê-lo foi... deslumbrante. Nunca os filmes atuais me pareceram tão ridículos diante da grandeza mostrada neste western italiano. Nunca a atualidade me pareceu tão sem cor diante dos anos 60 (o filme é de 68).

Nada de bonitões como Brad Pitt: os homens que aparecem são todos feios e sujos, mesmo os mocinhos. Nada de Brad Pitt ou George Clooney: ao invés disso, closes de Charles Bronson. Closes, muitos planos lentos e nada de ação desenfreada. Diálogos lentos e simples. Um roteiro simples - até mesmo previsível - e um trabalho de câmera que não sei descrever. E poeira, muita poeira...

Fui ao imdb e vi que lá o filme aparece entre os mais bem votados. Mas isso não me contentou: fui ver também os comentários de quem odiou - e encontrei lá o seguinte trecho (que me pareceu uma boa amostra dos comentários contra o filme): "I watch movies for entertainment. Perhaps this has some sort of literary value, but its just too slow for me." Ou seja, eu vi exatamente o que esse comentarista viu no filme, só que eu gostei - muito.

Vale a pena ressaltar que há no site do imdb também um fórum de discussão, onde um título me chamou a atenção: "You idiot females under 18..." Não conheço as mulheres tanto assim (acho às vezes que quase não as conheço), muito menos as que têm 18 anos hoje, mas tenho quase certeza que esse é o tipo de filme que não agrada as mocinhas de hoje.

(imagem: Monument Valley, ou "o Oeste")

2 comentários:

Ana Paula disse...

1) Falei do Clooney lá sem ter lido este post aqui!
2) Não devemos colocar todas as mocinhas com 18 anos no mesmo balaio!

Dedalus disse...

Cara Ana Paula,

Concordo contigo: nem todas as mocinhas de 18 anos são iguais, assim como nem todos os portugueses são iguais, mas quando alguém fala de um português de quem é que as pessoas (no Brasil) se lembram: do Manuel da padaria ou do Figo? Assim, quando você lê "mulher de 18 anos" o quê ou quem lhe vem à mente?

Um abraço!