quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Um conto de Natal



Passei o dia de ontem praticamente sozinho, num shopping center apinhado de gente. Comprando presentes de Natal encontrei um livrinho curto de Bertrand Russell, onde ele diz:

"A vida virtuosa é aquela inspirada pelo amor e guiada pelo conhecimento."

E me lembrei de outro filósofo, Jean Paul Sartre, que li ainda menino, e o que dele ficou em mim foi a idéia de que "ao escolher o homem que deseja ser, o homem está julgando como todos os homens devem ser. Em outras palavras: o homem está condenado à subjetividade humana. Somos responsáveis por toda humanidade" (essa citação tirei de uma página da rede, mas o texto que me marcou chamava-se "O existencialismo é um humanismo").

Eu, responsável por mim, entendi ainda menino que o que iria guiar minha vida era o amor, pela humanidade e pelo conhecimento - nada mais desde a infância me pareceu valer a pena. E cá estou eu, na véspera de Natal, décadas depois, reencontrando isso num texto de filosofia intitulado "No que acredito", escrito por um "agnóstico declarado" e "inveterado humanista"...

Pois bem, é esse o meu desejo de Natal a todos: que busquem amor e conhecimento, e que vivam vidas virtuosas. Eu tentarei viver a minha.

Feliz Natal prá todos.

(imagem: vídeo da Turma da Mônica da década de 70)

2 comentários:

Anônimo disse...

Feliz Natal, Dedalus.

E que Russell lhe seja pródigo em amor e conhecimento.

O meu ensaio preferido é "O mal que os bons fazem". Caso chegássemos a algo como Fahrenheit 451, eu escolheria decorar tal ensaio.

KNX

Dedalus disse...

Caro knx,

Só posso lhe desejar um ótimo Natal: somente por sua causa fui procurar Russell...

Um enooooorme abraço!