sábado, 22 de dezembro de 2007

Ensaio sobre a população


Li hoje que a população brasileira não cresceu tanto quanto se imaginava. Mas, para mim, o interessante foi ver a distribuição de pessoas com mais de 100 anos na população dos estados: São Paulo tem cerca de 40 milhões de habitantes e mais ou menos 750 idosos acima de 100 anos, ao passo que Minas Gerais tem 19 milhões de habitantes e 1400 idosos centenários. A Bahia, por sua vez, tem quase 1900 idosos com mais de 100 anos...

A pesquisa do IBGE foi feita apenas em cidades pequenas, e é bastante possível que se cidades grandes fossem incluídas haveria mais centenários em São Paulo. No entanto, eu fiquei com uma pulga especulativa atrás da orelha: como Minas e Bahia têm maior número de negros na população que São Paulo, será que não estaria aparecendo aí uma correlação entre longevidade e raça?

Em tempo: antes que possam me chamar de racista, deixo claro que não gosto do conceito de raça, mas é óbvio que existem diferenças físicas entre caucasianos e negróides. E, bem, eu, "caucasiano" e paulista, sou casado com uma bela moça negra, nascida no interior de Minas...

(imagem: mulheres negras retratadas por Debret)

Nenhum comentário: