terça-feira, 24 de março de 2009

Guerra dos mundos


Uma jornalista de uma revista semanal de grande circulação escreveu recentemente um texto cuja conclusão é "Ler sobre pesquisas científicas de universidades respeitadas é uma receita certa para dar risada" e, bem, a reação dos blogueiros de ciência foi 'quente'.

Mas sendo um pouco mais frio, eu tento me pôr no lugar da jornalista e me pergunto: afinal, o que ela, como jornalista, sabe de ciência?

Estou no mundo acadêmico há algum tempo; já fui a congressos um zilhão de vezes, até mesmo no exterior. E além disso eu, como qualquer pessoa comum, tenho uma vida normal onde conheço pessoas, faço amigos, vou a shows, etc e tal. No entanto, a primeira vez em que conheci um jornalista de carne e osso foi há menos de um ano atrás, num encontro de autores de blogs científicos.

Os jornalistas fazem parte de um mundo que não é o meu. Outro dia ouvi no rádio do meu carro, numa estação de notícias de alcance nacional, duas jornalistas conversando sobre dicas de locais para passar o Carnaval, num papo bem informal, tranqüilo, parecido, imagino, com o das mulheres num salão de beleza. As dicas envolviam lugares com diárias da ordem de mil reais. Mil reais é, para mim, um dinheirão: não é meu mundo.

Os jornalistas se deslumbraram com o show do Radiohead - até o jornal local que eu assino, que nunca fala muito desses assuntos, teve um texto a respeito. Já sobre descobertas científicas esse mesmo jornal apresenta um silêncio sepulcral, que fala volumes.

Enfim, há muitos mundos. Eu até posso imaginar um em que os jornalistas aparentemente são personagens chiques, e os cientistas, não, e que os chiques podem rir dos outros, sempre com razão. Certamente, nesse mundinho que eu imagino fazer ciência é coisa menor, ridícula até: dá vontade de rir de quem perde tempo com essas bobagens...

(imagem: ilustração que achei na Wikipedia no verbete "Yellow journalism")

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Dedalus,


Acho que existem muitos universos(cada um de nós é um), acho que o melhor nome é ilha, mas muitos são os universos(ilhas), que não desenvolveram a idéia de existência quendo nós (nosso universo) pensa sobre si como faz, é como nosso universo físico que a matéria nós(ou melhor alguns de nós) pensa e toma conhecimento da existência.
Parece que existem muitos universos que não desenvolveram isso, ou são povoados por vácuo somente se expandindo... ou por matéria como rochas..será que a rocha pensa que existe ?
Mas temos que criar pontes entre os mundos e levar a idéia de conhecimento, quem sabe levar conhecimento a alguns jornalistas que escrevem sobre assuntos como ciência sem ter ideia de ciência..como escrever sobre termodinâmica, sem ter alguma ideia do assunto ? Se torna algo tolo...mas como construir pontes ou portais entre universos ?? Também não sei.
Lembro de uma frase " conhecereis a verdade e ela te libertarás" não acredito em verdade religiosa, mas em conhecimento sobre tudo !
Existem bilhôes de universo sem verdade alguma.

Abraço
Kilimanjaro