quinta-feira, 23 de agosto de 2007

A escalada do homem

Ao ir buscar o jornal, hoje pela manhã, me surpreendeu a imagem na capa de uma mulher semi-nua, típica de revistas masculinas, e algo não esperado num jornal sério como "A Folha de São Paulo", tão sério que tem apenas apenas uma página de ciência e um caderno inteiro, diário, de 12 páginas, chamado "dinheiro". Ao ler a descrição da foto, entendi que era isso mesmo, a notícia de que uma mulher de Brasília havia feito um ensaio para a Playboy.

Cortesãs existem desde sei lá quando: ontem mesmo, semi-adoecido em casa, vi, à tarde, num canal de filmes que acho que era o TNT ou HBO, um trecho curto de um filme, "Dangerous Beauty", cuja história se passava em algum lugar da Europa renascentista, em que uma mulher mais velha ensinava a outra mais nova as artes do amor profissional, explicando cuidadosamente como fazer uma felação.

E já que isto aqui é um blog, não custa citar que um dos blogs mais famosos do Brasil é o de uma suposta ex-garota de programa, que tem até verbete na Wikipédia.

Enfim, o que isso quer dizer? Imagine que eu seja uma moça, ou uma menina: que tipo de mensagem a sociedade está me passando? A mensagem acho que pode ser encontrada na história recente de uma bandeirinha de futebol que, afastada de sua função por ter supostamente errado, teve como caminho adequado, indicado pela sociedade, não um campo de futebol, mas sim as páginas internas da Playboy...

Vejo nisso tudo apenas manifestações claras da nossa cultura 'superior', que nos afasta dos outros animais e dos instintos ditados pela biologia. Após milhões de anos de evolução, reavaliados hoje mesmo devido à descoberta de fósseis que levam a crer que a separação entre homens e primatas não aconteceu tão recentemente quanto se pensava, nós criamos grandes cérebros e, enfim, concluo eu, chegamos ao ápice da civilização.

Na minha mesa, uma foto de Einstein, na capa de uma biografia recente, sorri para mim.

(imagem: capa da revista "The economist", de dezembro de 2005)

Um comentário:

KNX disse...

Dos "constraints" superiores.

Sandro,

Ninguem duvida que há componentes biológicos da exposição à midia. Mas os traços de exibicionismo da futura pelada extrapolam as explicações biológicas. É exibicionismo em sua faceta cultural, muito mais do que chimpanzé poderia imaginar.

Em nós humanos há a sofisticação do signo, uma questão de linguagem, ou melhor, de semiótica. Nossos hábitos ultrapassam o pior dos pesadelos instintivos. É sempre possível encontrar uma causa na direção da redução do comportamento (somos macacos, de certo); mas o engraçado é que apresentamos traços "superiores" (sem julgamento de valor) simplesmente porque somos seres simbólicos, semióticos. A nudes da mulher do Renan é muito mais que nudez. É simbólica. É o poder na sua mais sedutora e escrachante forma. Você é poeira de estrelas, mais uma organização viva, mais um exemplar de homo sapiens, mais um falante de lingua indo-européia, mais um contemporãneo do século XXI, mais um morador do ABC, mais um brasileiro, mais um professor de ensino superior, etc... È possíevl reduzir aos aspectos biológicos ou físicos, concordo. Mas o mistério se encontra nas camadas "superiores" da personalidade, que são variaveis causais idiossincraticas, mas nem por isso menos importantes.