domingo, 4 de julho de 2010

Mulheres alteradas


Trechos de entrevista dada pela quadrinista argentina Maitena, autora de uma série de quadrinhos intitulada "Mulheres alteradas":
O que faz as mulheres ficarem alteradas no século 21? Filhos, casa, trabalho, corpo, amor?
Maitena: A alteração das mulheres vem exatamente da soma de todas essas coisas. Se fosse só uma delas, levaríamos na boa. O problema é que queremos fazer muitas coisas ao mesmo tempo. E isso não dá, ou dá, mas a um custo muito alto. Mas o que mais nos preocupa é o tema afetivo. Mesmo que estejamos cada vez mais independentes e realizadas, isso não muda. Para as mulheres, é o amor que nos faz sentir vivas.
Ser uma mulher alterada é bom ou mau? E o que os homens pensam disso?
Maitena: Eu acho que estar um pouco alterada é bom, é saudável. Nos tratam como loucas porque somos extrovertidas e mais expressivas, rimos, choramos, gritamos e ficamos enjoadas (às vezes, tudo junto, ao mesmo tempo). Com facilidade, colocamos tudo pra fora. Então, passamos a imagem de maior desequilíbrio que os homens, que são mais contidos, mas também têm úlcera, acidez, bebem até cair. Nós, mulheres, nos alteramos, eles se estressam.
O que mais me estressa não é querer tudo ao mesmo tempo, ou me conter o tempo todo - é não saber conviver com as mulheres...

(imagem: reprodução de pintura de Ingres, que tenho em casa - a pintura retrata uma mulher jovem, adolescente, como fonte... de quê? Respostas nos comentários, por favor...)

Nenhum comentário: