Trechos de entrevista dada pela quadrinista argentina Maitena, autora de uma série de quadrinhos intitulada "Mulheres alteradas":
O que faz as mulheres ficarem alteradas no século 21? Filhos, casa, trabalho, corpo, amor?
Maitena: A alteração das mulheres vem exatamente da soma de todas essas coisas. Se fosse só uma delas, levaríamos na boa. O problema é que queremos fazer muitas coisas ao mesmo tempo. E isso não dá, ou dá, mas a um custo muito alto. Mas o que mais nos preocupa é o tema afetivo. Mesmo que estejamos cada vez mais independentes e realizadas, isso não muda. Para as mulheres, é o amor que nos faz sentir vivas.
Ser uma mulher alterada é bom ou mau? E o que os homens pensam disso?
Maitena: Eu acho que estar um pouco alterada é bom, é saudável. Nos tratam como loucas porque somos extrovertidas e mais expressivas, rimos, choramos, gritamos e ficamos enjoadas (às vezes, tudo junto, ao mesmo tempo). Com facilidade, colocamos tudo pra fora. Então, passamos a imagem de maior desequilíbrio que os homens, que são mais contidos, mas também têm úlcera, acidez, bebem até cair. Nós, mulheres, nos alteramos, eles se estressam.O que mais me estressa não é querer tudo ao mesmo tempo, ou me conter o tempo todo - é não saber conviver com as mulheres...
(imagem: reprodução de pintura de Ingres, que tenho em casa - a pintura retrata uma mulher jovem, adolescente, como fonte... de quê? Respostas nos comentários, por favor...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário