terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cem anos de solidão


A revista Scientific American Brasil traz sempre uma coluna chamada "50, 100 & 150 anos de memória", e neste mês há a seguinte informação, vinda lá de fevereiro de 1910:
"A inundação de Paris fez com que muitas das ruas da metrópole ficassem tão navegáveis quanto os canais de Veneza."
Imediatamente, me lembrei de ter lido muito recentemente algo, acho que na Folha de São Paulo, com um título como "Benvindo aos anos 50!", em que se argumentava que só agora os padrões brasileiros de consumo ou renda estariam se igualando aos padrões estadunidenses dos anos 50. Pois bem, acho que em São Paulo o tempo é outro: estamos muito no passado, mesmo.

Só para fazer outra comparação, dá para encontrar na wikipedia, no verbete "Metro da Cidade do México", que "a primeira linha do metro servia 16 estações e foi aberta ao público em 1969. Desde então foram efectuadas várias expansões sucessivas à rede; actualmente é composta por 11 linhas, 175 estações e 177 km de linhas." Quantos quilômetros tem o metrô de São Paulo? A wikipedia também responde: "a malha de metropolitano de São Paulo possui 62,3 km e 56 estações"...

(imagem: metrô é isso, não o que eu tenho lá em casa...)

Nenhum comentário: