quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Viagem ao centro da Terra


Ontem, eu estava me sentindo uma porcaria de ser humano. Para lá de deprimido, desconfortável com a minha existência, praticamente suicida, realmente achando a morte uma boa saída, me sentindo menos que lixo. Então, fui almoçar numa lanchonete de fast food.

O folhetinho que forrava a bandeja tinha várias ilustrações sob o tema "Acontece bem debaixo dos seus pés". Numa delas, aparecia um gaúcho num riquixá, e um texto ao lado dizia:

"Imagine cavar um túnel de uns 20 mil km, em linha reta, passando pelo centro da Terra. Se você começar em Porto Alegre, vai terminar na China. Imaginou?"

Hum, não dá para imaginar, mesmo. A Terra é mais ou menos uma esfera de 6400 km de raio (tá lá na wikipedia, pode checar; se não acreditar, pode verificar no site do Wolfram também). Ou seja, um túnel de um lado a outro da Terra, em linha reta, passando pelo centro, teria no máximo 12 a 13 mil quilômetros. Acho que o pessoal que fez o folheto confundiu circunferência da Terra no equador (se você der uma volta completa na Terra, acompanhando a linha do equador, você vai andar uns 40.000 km) com diâmetro da Terra... Os gregos, uns dois mil anos atrás, já sabiam mais.

Não dava para deixar passar um erro desses bem debaixo do meu nariz.

Update: aparentemente o folheto não é novo pois achei uma menção a ele numa postagem antiga de um blog que eu não conhecia; se isso for verdade, é espantoso que ninguém tenha visto o erro.

(imagem: medida do tamanho da Terra por Eratóstenes, por volta do ano 200 antes de Cristo)

Nenhum comentário: