sábado, 27 de fevereiro de 2010

Os problemas do milênio


Li, certa vez, um livrinho interessante chamado "Os problemas do milênio", de Keith Devlin, que, num site de comércio eletrônico, aparece com a seguinte resenha:
"Em maio de 2000, o Clay Mathematics Institute (CMI) - ONG norte-americana que desenvolve e dissemina conhecimentos matemáticos - ofereceu sete prêmios no valor de um milhão de dólares cada. Para receber a bolada, basta solucionar um dos problemas de matemática propostos. Mas a riqueza não vem fácil: os problemas são considerados por um comitê de matemáticos como os mais complicados e mais importantes desta área em nossos dias. O anúncio causou rebuliço e manteve a mídia interessada desde então. OS PROBLEMAS DO MILÊNIO, do matemático e escritor Keith Devlin, fornece embasamento para cada um dos problemas, descreve como surgiram, o que torna cada um deles particularmente difícil e tenta esclarecer por que os matemáticos os consideram tão importantes."
Bem, esse tipo de prêmio de um milhão de dólares não é tão incomum no exterior. Há, por exemplo, o
"One Million Dollar Paranormal Challenge (Desafio Paranormal de Um Milhão de Dólares), no qual a James Randi Educational Foundation pagará um milhão de dólares a qualquer um que demonstrar evidência de evento paranormalsobrenatural ou de poderes ocultos."
Tais prêmios foram criados como incentivos: os prêmios do Clay Institute visam incentivar o estudo de problemas matemáticos, e o prêmio da James Randi Foundation parece incentivar a idéia de que não existem pessoas com poderes paranormais (se existem paranormais mesmo, eles devem ser muito desapegados aos bens materiais, já que nenhum deles quis o prêmio, que não foi pago até hoje...).

No Brasil moderno temos também um famoso prêmio de um milhão de reais, dado pelo programa de TV "Big Brother Brasil", patrocinado provavelmente por empresas e por ligações telefônicas do público (estou chutando: nunca assisti cinco minutos desse negócio, que é isso mesmo - um belo negócio). Eu só me escuso de dizer o que ele incentiva...

(imagem: Ignorância e Miséria, os problemas do milênio, na visão de uma das edições de "Um conto de Natal", de Charles Dickens - sabe, aquela estória do velhinho que é visitado pelo espíritos na noite de Natal...)

Nenhum comentário: