sábado, 20 de março de 2010

Lições de economia política


Eu acho que gosto de ser professor. Pelo menos dediquei minha vida à educação, a minha e a de outros, já que hoje (e não só de hoje) tenho alunos, pelos quais me sinto muito responsável. Naturalmente, gasto parte considerável do meu salário e do meu tempo estudando, pesquisando, consumindo cultura, etc, etc, etc.

Fico imaginando o que eu faria se fosse secretário ou ministro da educação: certamente eu não iria abrir uma loja de roupas ou uma enoteca, por exemplo - uma livraria talvez, mas uma enoteca? O que uma enoteca tem a ver com educação? O que uma pessoa dedicada à educação faria numa enoteca (especialmente quando se conhece o salário de um professor)?

É, certamente eu não sou uma pessoa refinada, e por isso mesmo nunca chegarei a ser nada... E me assusta - muito - olhar os políticos que me cercam.

(imagem: "in vino veritas" - para ser mais explícito, essa postagem "repercute" as escolhas de um político atual, que, segundo se noticia, é sócio de uma enoteca chiquérrima e milionária, enquanto cuida da educação pública...)

Nenhum comentário: