
É mais do que simbólico que a televisão tenha sido inaugurada publicamente pelos nazistas, num evento esportivo. Os nazistas, que entre outras coisas, foram os primeiros a usar aviões a jato, sabiam muito sobre o poder das imagens , da propaganda e sobre a manipulação das massas e seus medos. O nazismo tinha como objetivo principal derrotar o comunismo, que, na época, era o bicho-papão que amedrontava todas as famílias decentes do ocidente. "O império do mal" caiu, depois, mas quem derrotou os nazistas alemães? Depende de quem escreve... Eu fico com o historiador Eric Hobsbawn: "basicamente a vitória sobre a Alemanha de Hitler foi, como só poderia ter sido, uma vitória do Exército Vermelho."
Nestes dias, em que estão acontecendo os Jogos Pan-americanos, em que a imprensa se esforça por explorar mais uma catástrofe, eu me lembrei de Leni Riefenstahl, e "Tropas Estelares", e 1984, coisas sobre as quais um dia devo falar mais. Mas não hoje. Tenho de correr para assistir meu seriado favorito, que começa em minutos...
(imagem: fotografia da série Olympia, de Leni Riefenstahl)
Um comentário:
Lamento dizer que perdeu um grande evento : )
Eu fui saber do Fantasticon através das listas de discussão em que participo, que são ótimas para socializar o pequeno fandom de ficção científica e fantástica.
Sentimos muito a falta de gente nova no evento, pois compareceu um número pequeno de pessoas, "a mesma meia dúzia de sempre" rs.
Talvez tenha faltado divulgação, talvez faltem fãs mesmo.
E eu preciso urgente ler Contato e assistir Farenheit 451......
Abraço : )
Postar um comentário