sábado, 21 de julho de 2007

Contato

No filme "Contato", que é baseado em um livro de ficção científica escrito por um cientista de verdade, os primeiros sinais de rádio enviados por (supostos) alienígenas trazem de volta uma transmissão de TV da Terra: a imagem da abertura das Olímpiadas de Berlim, em 1936, por Adolf Hitler.

É mais do que simbólico que a televisão tenha sido inaugurada publicamente pelos nazistas, num evento esportivo. Os nazistas, que entre outras coisas, foram os primeiros a usar aviões a jato, sabiam muito sobre o poder das imagens , da propaganda e sobre a manipulação das massas e seus medos. O nazismo tinha como objetivo principal derrotar o comunismo, que, na época, era o bicho-papão que amedrontava todas as famílias decentes do ocidente. "O império do mal" caiu, depois, mas quem derrotou os nazistas alemães? Depende de quem escreve... Eu fico com o historiador Eric Hobsbawn: "basicamente a vitória sobre a Alemanha de Hitler foi, como só poderia ter sido, uma vitória do Exército Vermelho."

Nestes dias, em que estão acontecendo os Jogos Pan-americanos, em que a imprensa se esforça por explorar mais uma catástrofe, eu me lembrei de Leni Riefenstahl, e "Tropas Estelares", e 1984, coisas sobre as quais um dia devo falar mais. Mas não hoje. Tenho de correr para assistir meu seriado favorito, que começa em minutos...

(imagem: fotografia da série Olympia, de Leni Riefenstahl)

Um comentário:

Unknown disse...

Lamento dizer que perdeu um grande evento : )
Eu fui saber do Fantasticon através das listas de discussão em que participo, que são ótimas para socializar o pequeno fandom de ficção científica e fantástica.
Sentimos muito a falta de gente nova no evento, pois compareceu um número pequeno de pessoas, "a mesma meia dúzia de sempre" rs.
Talvez tenha faltado divulgação, talvez faltem fãs mesmo.

E eu preciso urgente ler Contato e assistir Farenheit 451......

Abraço : )